segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OFICINA CASA ABERTA GRUPO GALHOFAS - "Intervenção Urbana: Imagens e Vontades"

 O Projeto Casa Aberta da Trupe de Truões, além de nos proporcionar um mês em cartaz para mostrarmos nossos trabalhos ao público, nos possibilitou ministrar uma oficina com quatro encontros em uma das vertentes teatrais que o grupo está se aventurando, a intervenção urbana.
Foram quatro encontros de três horas cada no mês de setembro, o que ainda nos resultou em uma apresentação dos alunos na Praça Luiz Finotti.



“INTERVENÇÃO URBANA: IMAGENS E VONTADES”
A oficina propõe a descoberta do espaço comum a todos, espaço cotidiano, a rua, como um grande potencial artístico imagético e de aproximação do público. Temos o intuito de dividir nossa mais nova pesquisa que é a intervenção urbana/teatro de rua/street art, pois acreditamos essa ser uma fonte muito importante de ressignificação da rua, monumentos, pessoas e ainda um espaço que fomenta a crítica e a torna popular.




Foi nossa primeira vez ministrando uma oficina juntos (Felipe Braccialli, Felipe Casati e Gabriela Santos), e não poderia ter sido melhor, creio que ultrapassamos nossos objetivos e os alunos também, além de termos novos colegas de trabalho e amigos.


A oficina aconteceu, gratuitamente, nos sábados de setembro e no Ponto dos Truões e na Praça Luiz Finotti em Uberlândia-MG, sempre dás 9h às 12h; e ainda, os alunos realizaram uma apresentação no dia 01/10 às 11h na mesma praça para dividir o resultado estético pesquisado durante todo o tempo de oficina, chamaram de PERDIDO APELO DO NÃO, tudo feito com muito carinho e pesquisa, por eles e por nós.

PERDIDO APELO DO NÃO

Concepção e atuação: Luhanna Katheryne, Daniela Moderno, Rafael Patricio e Quenia Patricio.



Confira todas as fotos da oficina no link:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.701547263192348.1073741837.456662787680798&type=3

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

V FESTIVAL LATINO AMERICANO RUÍNAS CIRCULARES



Do dia 28 de agosto à 04 de setembro aconteceu em Uberlândia-MG o V FESTIVAL LATINO AMERICANO DE TEATRO RUÍNAS CIRCULARES, e o Grupo Galhofas foi um dos selecionados para a mostra competitiva com o espetáculo O Defunto.


Nos apresentamos dia 30/08 no espaço do Grupontapé de Teatro às 17:30h, e tivemos, além de um ótimo público, uma de nossas melhores apresentações; as atrizes estavam concentradas e animadas para brincar em cena, inclusive com o Victor (rapaz do público que fez parte da peça).
O Festival trouxe para a cidade peças de variados estilos, de fora, e valorizou os espetáculos de casa, além de oficinas, debates, e as Noites Performáticas, evento que reúne todos os artistas e público em uma casa onde tem muita música, bebida e performances. O Galhofas só pode acompanhar metade do Ruínas Circulares, pois teve outro festival para ir, mas já valeu muito a pena tudo o que vimos e desfrutamos.

Na noite do dia 04/09 ainda aconteceu a premiação feita por palhaços, o que foi muito engraçado, e quem nos representou foram nossos parceiros Anderson Rosa e Tatiane Oliveira; segue a lista de indicações e prêmios dO Defunto:

INDICAÇÕES:
- melhor espetáculo (o grupo)
- melhor cenografia (Felipe Casati)
- melhor iluminação (Felipe Braccialli)

PRÊMIOS:
- melhor direção (Felipe Casati)
- melhor atriz ou ator principal (Talita Valarelli)
- melhor figurino e adereços (Felipe Casati)

http://www.ruinascirculares.com.br/

https://www.facebook.com/ruinascirculares?fref=ts

TEMPORADA CASA ABERTA


O projeto Casa Aberta proporcionou à três grupos de teatro de Uberlândia-MG com trabalho continuado uma temporada de apresentações, de um mês cada, no Espaço Ponto dos Truões; e o mês de agosto foi a vez do Grupo Galhofas ficar em cartaz.
Apresentamos os espetáculos de nosso repertório: "Carga e Descarga", "O Defunto" e "A Cor sem Lugar Algum".

CARGA E DESCARGA

SINOPSE
Carga e descarga traz o ser humano como produto do meio. O homem é despejado na sociedade, descarregado na convivência humana, a qual se torna desgastada e mecânica.

FICHA TÉCNICA
Idealização da performance, figurino e cenário: O grupo / Atores performers: Felipe Casati, Felipe Braccialli, Bárbara Lamounier, Gabriel Pazotto, Rafael Michalichem, Anderson Rosa, Talita Valarelli, Gabriela Santos e Mariana Montezel.


O DEFUNTO

SINOPSE
Mulheres que vivem o encontro e o desencontro da dor de não saberem mais a que tempo pertencem e de não serem mais quem são. Mulheres que descobrem redes de relações ambíguas, confusas e difusas. Mulheres docemente loucas e loucamente reais. Mulheres de Victor.

FICHA TÉCNICA
Texto: Livre adaptação da obra de Renné de Obaldia / Direção, cenografia, figurino, maquiagem e operação de vídeo e som: Felipe Casati / Elenco: Gabriela Santos e Talita Valarelli / Concepção e Operação de Luz: Felipe Braccialli / Sonoplastia: Bárbara Lamounier, Felipe Casati e Talita Valarelli / Designer Gráfico: Francesca Fermata / Edição de Vídeo: Gabriel Pazotto.


A COR SEM LUGAR ALGUM

SINOPSE
Era uma vez uma cor sem lugar. Uma cor sem bandeira, arco-íris ou caixa de lápis de cor para brincar. Era uma vez uma cor, só, que resolveu sair pelo mundo à procura de um espaço, de uma caixa de giz de cera ou de um estandarte que quisesse ser seu par. Era uma vez uma viagem pelo mundo das cores e das descobertas.

Ficha Técnica
Texto: Livre adaptação da obra de Ziraldo “Flicts” / Direção e elenco: Felipe Casati, Felipe Braccialli e Talita Valarelli / Cenário e Adereços: Talita Valarelli / Figurino e Maquiagem: O Grupo / Fotos: Rafael Michalichem.


Para o Galhofas foi muito importante essa experiência, pois a Temporada Casa Aberta foi nossa primeira experiência de um mês em cartaz, além de podermos nos trabalhar nas áreas técnicas, administrativas e de comunicação de uma temporada, ainda esteamos como atores em diferentes trabalhos, concentrando nossos espetáculos em uma programação só nossa, podendo mostrar nossa cara ao público. No interior, principalmente, é muito difícil ficar em cartaz por tanto tempo, ainda mais sendo um grupo local, já que o que é de fora é sempre mais valorizado que o que é de casa.

Que venham mais espetáculos e mais temporadas!!


domingo, 8 de dezembro de 2013

I GIRO DE ARTE




Em julho deste ano os grupos de teatro e dança com trabalho continuado de Uberlândia se uniram para fazerem um festival de arte, com dez apresentações em quatro dias. O festival, que tinha como proposta mostrar para Uberlândia e região que a cidade está se tornando um pólo cultural, recebeu o nome de I Giro de Arte e aconteceu em espaços físicos de grupos da própria cidade, como o Ponto dos Truões, Escola Livre do Grupontapé, Universidade Federal de Uberlândia e Praça Tubal Vilela.
O Festival Giro de Arte foi organizado pelos grupos: Trupe de Truões, Grupo Galhofas, TerraCotta Dança AfroContemporânea, Grupo Giz de Teatro e Confraria Tambor, com a colaboração de todos os outros grupos que também se apresentaram, são esses: Ciranda de Cena, Coletivo Opus 6, Teta Campos, Vanilton Lakka, UAI Q Dança Cia. e Grupo Strondum.
O resultado não poderia ser melhor, com entrada franca, lotamos todos as apresentações, criamos vínculos artísticos e ganhamos uma visibilidade na mídia ainda não vista em Uberlândia em relação as artes; e estamos trabalhando para que este festival tão prestigiado vire uma ação anual e que a união sincera entre os grupos continue.


Novidades já estão à caminho, e esperamos que o I GIRO DE ARTE tenha sido o primeiro de muitos, e que venha o II, III, IV... para que unidos possamos mostrar nosso trabalho e nos fortificar ainda mais.




Alguns links de reportagens que saíram na época do I Giro de Arte:

http://uipi.com.br/destaques/destaque-1/2013/07/05/uberlandia-recebe-giro-de-arte/
http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/07/giro-de-arte-promove-danca-teatro-e-musica-em-uberlandia.html
http://blogdojadirjr.blogspot.com.br/2013/07/uberlandia-recebe-giro-de-arte.html
http://www.correiodeuberlandia.com.br/agenda-cultural/festival-de-artes-cenicas-giro-de-arte-tem-atracoes-nesta-quarta-feira/
http://www.correiodeuberlandia.com.br/agenda-cultural/festival-de-artes-cenicas-giro-de-arte-termina-nesta-5a-feira-em-uberlandia/
http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/arte-gira-em-4-palcos-ate-dia-11-serao-apresentados-espetaculos-de-teatro-e-danca-gratuitos/
http://www.correiodeuberlandia.com.br/agenda-cultural/festival-de-artes-cenicas-giro-de-arte-apresenta-espetaculos-em-uberlandia/

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CHÁ DOS AVÓS - Escola Criativa


Neste ano, o Grupo Galhofas MG preparou toda uma programação para as avós e os avôs dos alunos da Escola Criativa comemorarem seu dia especial com seus netos em Uberlândia-MG.








A Escola Criativa é uma escola diferenciada que proporciona para seus alunos várias experiências artísticas, e com o teatro não é diferente, e por isso convidou o Grupo Galhofas para organizar uma tarde, o Chá dos Avós, com atividades de união, descoberta, divertimento, interação, motivação e carinho, entre os alunos da escola e seus avós.

Foi uma tarde divertidíssima de muitos encontros e histórias que esperamos que se repita.




Confiram o facebook da Escola Criativa: https://www.facebook.com/escola.criativa.12