terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O DEFUNTO no DIÁRIO DE CLASSE TEATRAL

O Espetáculo O Defunto recebeu mais uma crítica, e dessa vez foi publicada no VI Jornal de Crítica Teatral - Diário de Classe Teatral, organizado por Maria do Socorro Calixto Marques, professora do Curso de Teatro da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

A crítica é escrita por Lucas Larcher, mestrando em artes na UFU e ator do Grupo Giz de Teatro.

Foto: Felipe Braccialli

Segue a crítica na íntegra:


O Defunto: preciso demais desabafar
por Lucas Larcher


Cabelos desgrenhados, cadeiras de diferentes formatos e cores , projeção retrô, caixa de música... Abajur, cigarro, retas, equilíbrios e desequilíbrios, corpo-voz estilizado(a) e também quase cotidiano(a)... minutos que são longos... sobretudo, à noite... Chapéu de pássaros, sapatos de salto, bom humor e um pouco de desabafo. Estas são algumas das palavras, entre tantas possíveis, que podem caracterizar e ficarem como impressões após assistirmos ao espetáculo O Defunto.
O encontro de duas mulheres, ou mortas-vivas, que juntas revivem as histórias que compartilharam com o defunto Victor, é levado à cena pelo grupo Galhofas desde 2010. O Defunto é um trabalho a partir da peça homônima do francês René de Obaldia, datada de 1961. Com um quê de absurdo, o texto ganha forma através da encenação assinada por Felipe Casati, que mescla diversas linguagens e referências, construindo uma montagem por vezes lírica, por vezes trágica e até mesmo despretensiosa. Mas, capaz de prender a atenção do público do início ao fim.
Dando vida a uma obra com um motivo por vezes banal, o espetáculo é construído como metáfora do ciclo no qual as personagens estão presas, ou então, do qual não desejam se libertar. A rotina da viúva Júlia, interpretada por Talita Valarelli, e da ex-amante de Victor, Dona Garra, personagem de Gabriela Santos, começa a ser percebida logo no início da apresentação. Pois, já na parte externa do espaço da Trupe de Truões (local onde o espetáculo foi apresentado como parte integrante do projeto Casa Aberta), as regras do jogo que começa a se desenrolar são apresentadas ao público. Dona Garra e Júlia estão prontas para se encontrar, cada uma trazendo consigo sua cadeira, para que naquele determinado local possam falar da loucura e da doçura que o amor foi capaz de despertar em ambas.
Caracterizadas já como personagens, as atrizes iniciam o espetáculo com seus tênis do dia a dia, trocando-os posteriormente pelos os sapatos de salto que completam a visualidade das personagens. Nesta mescla entre personagens e atrizes, estabelece-se um ritual, no qual pode-se começar a perceber que, embora metamorfoseadas como personas ficcionais, tanto Talita, quanto Gabriela, viverão, nos quarenta e cinco minutos de peça, um limiar entre ficção e realidade. Ambas não falarão apenas acerca do personagem que confere título à peça, assim como das verdadeiras atrocidades cometidas por ele, mas também dos monstros que todos os seres humanos encontram para servir de culpados para suas atitudes perante à vida.
Neste sentido, o texto de Obaldia torna-se apenas um pretexto para que as atrizes mesclem, com as questões de suas personagens, aspectos subjetivos de suas próprias experiências vividas. Com construções de personagens que abusam da alternância entre estilização/teatralidade e o quase cotidiano, vemos em cena duas figuras inegavelmente envolvidas nas aventuras e desventuras de uma encenação que busca surpreender o público, minuto a minuto, pelo modo escolhido para se contar a história.
No cenário, composto por dez cadeiras vazias e duas trazidas pelas personagens, em suas múltiplas diferenciações, percebemos que o vazio da natureza humana ali presente pode se tratar de uma metáfora. As cadeiras ali não ocupadas podem estar apenas esperando que cada um de nós, espectadores, sentemos nelas e sejamos também Júlia ou Dona Garra. Deixando transbordar histórias de amor, de ódio, de traição, de submissão, de perdão... Histórias sobre nós mesmos. Ou melhor, sobre figura de um Victor qualquer. Um Victor que não terá voz para rebater as acusações, uma vez que jaz sob a terra.
Explorando as diversas possibilidades cênicas proporcionadas pelas cadeiras, assim como os objetos acoplados a elas, a cenografia parece também retratar que diversos podem ser os espaços nos quais a história, que vemos se desenrolar à nossa frente, pode se passar. Em conjunto com a iluminação - de Felipe Braccialli- , as fileiras de cadeiras bem organizadas vão, pouco a pouco, tornando-se um emaranhado assimétrico, no qual não conseguimos mais lembrar em que posição cada uma das cadeiras estava no início do espetáculo. Será isso uma aproximação com a bagunça, com os lugares inexatos onde estão os sentimentos, quando o homem começa a falar deles?
No vestido de Júlia, por debaixo do predominante preto, pode-se observar pedaços de tecidos vermelhos. Talvez apontem para os restos do amor por Victor, que são revelados nas ações da personagem durante o desenrolar do espetáculo. Assim, nos figurinos das duas intérpretes, construídos de pedaços de tecido, podemos perceber ser inegável, e até mesmo incapaz de ser escondido, o amor que ambas nutrem pelo então falecido. Mesmo esfarrapadas, encardidas e remendadas, as duas dilaceradas personagens são como seus figurinos. Ainda mantêm alguma beleza por debaixo do aspecto cadavérico que as cobrem. Em cada passo, em cada sentar, em cada rodopiar ou em cada pequeno gesto, Júlia e Dona Garra demonstram suas condições por terem amado Vitor.
A imagem é de ambas em profunda degradação.
Logo nos primeiros minutos do espetáculo, Júlia tenta fazer reviver uma planta já morta, que está sobre uma das cadeiras do cenário. A personagem rega, rega, rega e rega.... Em longos segundos. No entanto, como é esperado, a planta não adquire uma nova possibilidade de vida. Uma metáfora da história que vemos em cena. Em um ciclo delicioso para os espectadores, as personagens se reencontram, no mesmo horário, para reviver lado a lado as lembranças de Victor, expressas no texto de Obaldia. Expressas no texto de Talita, de dona Garra, de Júlia, de Gabriela, de Felipe's... Lembranças minhas e também de qualquer pessoa que assista a O Defunto. Lembranças que pedem para desabafar... e, até mesmo, explodir. 

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